Ansiedade
O que Compulsão Alimentar tem a ver com a Ansiedade?
Entenda o que é a Ansiedade
A Ansiedade é um termo geral para vários distúrbios que causam nervosismo, medo, aprensão e preocupação.
Algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa comprometendo a saúde emocional.
Uma pessoa que sofre de Ansiedade está sempre em alerta e sofre muito com medo de algo.
São inúmeros os conflitos que podem ter originado a ansiedade. O conflito pode ser por exemplo, uma troca de trabalho, um término de relacionamento, uma doença na fámilia, trata-se de uma ameá-ça a vida.
Quando a pessoa detecta o perigo começa uma série de liberações hormonais, não é algo que se controla. Nesse processo é liberado o hormônio cortisol, conhecido também como hormônio do estresse.
Assim o corpo anseia por alimentos doces ou ricos em carboidratos para aumentar rapidadmente os níveis de açucar no sangue e fornecer energia.
Esse alimentos também estimulam a produção de serotonina, um hormônio que gera a sensação de bem estar.
Optar por alimentos ricos em açucar diminui a motivação do indivíduo para buscar um estilo de vida saudável, fazendo com que não tenha ânimo de praticar atividade física e se alimentar bem.
Gordura Visceral
Você sabe a diferença entre "barriga" e uma "barriga" dura?
"Barriga dura" é sinal de que a gordura está localizada dentro da cavidade abdominal, entre os órgãos e, nesse caso, ela é chamada de gordura visceral.
A impressão de ser resistente acontece porque ela está abaixo de uma camada de músculo resistente.
Mas caso a barriga seja mole ao toque, a gordura está localizada mais próxima a pele e é chamada de gordura subcutânea ou localizada. Esse é também o tipo de gordura que se acumula no bumbum e no culote, por exemplo.
A gordura visceral é considerada mais perigosa que a subcutânea justamente por estar muito próxima de órgãos de câncer. Ela é o mecanismo para a deposição de gordura no fígado, por exemplo, gerando um quadro chamado esteatose hepática. Além disso, ela se relaciona com diabetes, obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Ao contrário do que muitos pensam, a gordura visceral, que deixa a "barriga" dura é a mais fácil de ser perdida que a gordura localizada. Mas, o tratamento para ambos os casos é o mesmo: dieta e exercícios físicos.
Mulhere devem ter cintura com menos de 88 cm e homens devem ficar abaixo dos 102 cm para minimizar o risco de doença cardiovascular, obsidade e morte precoce.
Alimentação
5 Truques para Sua Lista Mais Saudável!
Sempre existe aquela dúvida quando iniciamos uma nova rotina alimentar:
O que eu vou comprar?